Quick Stats – SUPERBOWL

Boas!

Sigam o resumo / análise do Superbowl 2012

    vs    

.

.

    21 – 17    

New York Giants Superbowl Champs!!!

Quando muitos aguardavam, pelo jogo da vingança, Tom Coughlin, Eli Manning e Cª encarregaram-se de construir o jogo da confirmação!

Tratou-se de facto de um confronto entre 2 dos melhores QB’s da Liga: Eli Manning (30 passes para 296 jardas e 1 TD) e Tom Brady (27 passes para 276 jardas, 2 TD’s e 1 INT), e mais uma vez, o mais novo dos irmãos Manning levou a melhor sobre o “inimigo” do irmão mais velho (não costuma ser o irmão mais velho a defender o irmão mais novo?).

Num jogo em que as defesas estiveram em bom plano, foi um Safety que abriu o “Score”, quando Tom Brady se sentiu pressionado por Justin Tuck (grande jogo!) e sendo penalizado com um “intencional grounding” na sua End Zone. O mote do jogo estava traçado!

Quando os New York Giants conseguiram chegar aos 9-0, após um passe de 2 jardas de Eli Manning para Victor Cruz (4 recepções para 25 jardas e 1 TD), numa das poucas desmarcações deste, já que tinha “atenções especiais” por parte do adversário, muitos pensaram que o jogo estava claramente a pender para um dos lados.

No entanto, os New England Patriots “acordaram” e marcaram 17 pontos consecutivos, levando a balança a pender para o outro lado (FG de 29 jardas + TD de Danny Woodhead + TD de Aaron Hernandez), no melhor “periodo” da sua estrela – Tom Brady, que bateu mais uns recordes (14 passes consecutivos completos + mais passes completos por um QB acumulando as presenças nos SB’s).

Ainda antes de terminar o 3º periodo, os Giants conseguiram marcar + 2 FG’s (38 + 33 jardas), levando um resultado de 15-17, para o último periodo.

E como todos sabem , Eli Manning e Último Periodo foram muitas vezes sinónimos de vitória esta época (7ª reviravolta esta época), e claro está, no Superbowl, nessa Arena que define as lendas, que define os “Imortais”, Eli Manning sacou mais um par de passes “impossíveis” (vejam o passe para Mario Manningham com 3:46 para jogar) terminando esse drive com 1:04 para jogar e um TD de Ahmad Bradshaw (17 corridas para 72 jardas e 1 TD).

Aliás, este TD foi algo caricato: de um lado, tivemos uma defesa que deixou marcar, e do outro, um ataque que não queria marcar! Porquê?

Gestão do relógio… New York, não tinha interesse em entregar a bola a Tom Brady com um pouco mais de 1 minuto para jogar, e à distância de um TD…

Mas esta, era a noite de Eli Manning e não de Tom Brady…

De facto, Brady não esteve ao nível do que sabe e pode fazer, com alguns passes sem precisão e uma intercepção comprometedora, mas tambem não teve a ajuda dos seus receivers, que largaram algumas bolas importantes, e não conseguiram desmarcar-se da defesa dos Giants.

Sem jogo em corrida eficiente (ou quase nulo) e sem Rob Gronkowski (esteve apenas a fazer número), esse último drive estava destinado ao insucesso…

Claro está, nem um Hail Mary na última jogada evitou a derrota…

Eis uma foto do MVP do Superbowl XLVI

1º Periodo
NYG SFTY Penalidade para Tom Bradyna end zone para Safety                                        2-0
NYG TD V. Cruz 2 j. passe de Eli Manning (Lawrence Tynes ponto extra) (9-78, 5:28)        9-0
2º Periodo
NE FG S. Gostowski 29 j. Field Goal (10-60, 4:36)                                                       9-3
NE TD D. Woodhead 4 j. passe de Tom Brady (S.Gostkowski ponto extra) (14-96, 3:55) 9-10
3º Periodo
NE TD A. Hernandez 12 j. passe de Tom Brady (S.Gostkowski ponto extra) (8-79, 3:40)  9-17
NYG FG Lawrence Tynes 38 j. Field Goal (10-45, 4:37)                                                   12-17
NYG FG Lawrence Tynes 33 j. Field Goal (9-33, 5:01)                                                     15-17
4º Periodo
NYG TD A. Bradshaw 6 j. corrida (conversão de 2 pontos falhada) (9-88, 2:49)                  21-17
Advertisements

19 comments on “Quick Stats – SUPERBOWL

  1. Não concordo completamente com a análise, Charles. As defesas não estiveram globalmente “bem” sempre. A defesa dos Giants esteve completamente desaparecida no 2nd and 3rd quarter e a defesa dos Patriots refém de ter o Cruz doubled também fraquejou na segunda metade. O Tom Brady esteve no geral a excelente nível e o “mais uns recordes” não é assim tão desvalorizável, estavam há bastante tempo na posse do Joe Montana e é impressionante um QB fazer 16 completions num jogo desta importância. A protecção que ele teve foi determinante e nessa fase estava a ter bons receivers. O drive do fim da first half é uma magnífica peça de futebol. No momento mais importante, aí sim se pode queixar dos receivers. O passe do Brady para o Wes Welker é cinco estrelas, a desmarcação do Wes Welker é cinco estrelas, mas o drop do Welker é ridículo e é um autêntico game changer, seguido dos bem referidos killer passes do Eli. E o reaparecimento da defesa dos Giants no 4th quarter também foi determinante. No final, felizmente, venceram os Giants e foi um jogo tacticamente muito agradável de seguir.

    • Boas João Pedro!
      Obrigado pelo teu comentário.
      De facto a prestação de Brady foi boa (digo-o no artigo) mas quando uma equipa perde, perdem todos, mas o rosto da derrota será sempre do seu General…
      O lance capital do jogo?
      Sim – o drop do Welker, mas houve outros em que Brady poderia e deveria ter feito melhor (por exemplo, no passe para INT – em que só um Gronkowski bem fisicamente poderia ser alvo de um passe desses).
      Quanto ás defesas, continuo a achar que globalmente estiveram bem e de facto o Pierre Paul esteve em destaque, mas tambem Justin Tuck e Blackburn tiveram performances muito boas (Tuck – 2 sacks + originou o Safety, em mais um lance em que Brady esteve mal).
      Do outro lado, Ninkovich, Anderson, e Mayo (esperava-se mais de Vilfork) conseguiram pressionar o ataque adversário e a defesa de NE conseguiu abrandar o jogo em corrida dos Giants (uma das chaves do jogo, à partida).
      Ganhou o jogo, quem teve a melhor defesa no momento mais importante…
      Mc
      CB

  2. Tal como eu disse Giants ganharam e foi um BradShow de Manning mas se o Wes Welker apanha aquele passe não sei. Para mim a figura foi o Pierce Paul da defesa dos Giants que fez muita pressão no ataque dos Patriots…

  3. Pode ser que com este jogo se acalme de vez com a tendenciosidade a favor do Brady e dos Patriots neste site. Brady é bom mas não é deus na terra. Bate records bate sim senhor parabéns… mas o que conta no final da noite é V e o troféu erguido.

    I Believe in Eli!

  4. Na minha opinião o Brady esteve bem e até bateu os recordes do seu ídolo (Montana)… Penso que “O” momento foi mesmo o drop do Welker… se ele apanha aquela bola o jogo estava resolvido…

    o Meus Pats fizeram uma GRANDE época e estou convencido que para o ano é que é….

  5. Os jornais em Boston dizem o contrário! Dizem que o Brady fez um péssimo jogo! LoL

    Eu pessoalmente acho que ele não fez um brilhante jogo, jogou bem mas não o suficiente! Os ratings dele em certos campos foram muito abaixo do normal comparado com o resto da época. Fez poucos long passes quando no jogo contra os Ravens faz mais. Ele estava cagado com o pocket pressure que ele estava a sofrer e então não tinha muito tempo para olhar..olhar.. beber um café e lançar a bola. E estava com medo dos temíveis interceptions que todos nós sabemos que turnovers num jogo destes é por norma a morte do artista.
    Brady engasgou-se um pouco tal como a equipa toda engasgou-se um pouco na altura que as coisas tinham que contar. Quem joga com medo de perder num superbowl não merece levar a taça para casa é só o que acho.

    Quanto para o ano Sérgio. Sim os Patriots fazem playoffs tendo em conta a divisão deles. Agora vamos ver se o Brady consegue sacudir estes fantasma dos superbowls perdidos!

      • Os adeptos dos Patriots ficam um bocado cegos com a equipa, mas entrada para os playoffs é praticamente certo todas as épocas! Muito dificilmente não são os vencedores da divisão não fossem os seus adversários directos os:

        Miami Dolphins – Equipa do sul, com problema de identidade e que se dá mal no frio. Está em constante reestruturação.

        NY Jets – Equipa com muitas estrelas, um treinador com a boca grande e um QB que não tem estofo para a cidade. São sempre playoffs contenders por serem uma equipa de NY mas não há ali uma estrutura estável e com continuidade.

        Buffalo Bills – Só este ano é que começam a mostrar mais músculo mas ainda muito para amadurecer… Tem história sim mas os Bills actuais estão em crescendo ainda.

        Com adversários assim os Patriots vencem a divisão todos os anos sem espinhas pela qualidade do treinador, QB e terem um base muito bem estruturada e disciplinada!

        Mas sim eles acabam por mostrar serviço ao longo da época ganhando a adversários de outras divisões e confederações. São sim muito consistentes por isso é que chegam ao superbowl. Esta época não ter uns Steelers saudáveis e uns Colts sem Peyton a caminhada para o SB foi bem diferente.

  6. Pois.. penso que não é só por causa divisão que os pats fazem o playoffs.. a equipa tem qualidade e provou que consegue ter desempenhos fantásticos (claro que nem sempre… mas isso nem os todos “poderosos”green bay…)

    Sou de acordo com o lema “win as a team, loose as a team”, mas a Giselle teve razão…..

  7. Qual será o momento mais importante deste super bowl?
    A nao recepção do Welker
    O touchdown bradshaw
    A repcção do manningham junto á linha lateral
    Ou como a gisele diz: a noite pouca inspirada dos WRs dos Patriots ou será ainda o halftime show com a m.i.a. a fazer um gestozinho pouco simpatico
    (hehehe).

    Acho que os Patriots tiveram o jogo na mão mas deixaram fugir os fumbles que não conseguiram recuperar e a noite pouca inspirada dos WR.
    Provavelmente Eli comprou definitivamente o seu casaco amarelo para o hall of fame com este jogo será que Coughlin tambem já pode encomendar o casaco?
    Será que Parcells vai ter ainda os seus dois discípulos a entrarem para o hall fame primeiro que ele proprio??
    Tenho algumas duvidas que seja o fim da dinastia dos patriots Belichick-Brady são duas velhas raposas do jogo que ainda podem ter algo para dar

    Uma palavra para o comentadores ricardo, pedro e edgar estão a criar uma legião de fãs em Portugal de futebol americano.Ricardo não confudir legião com religião (heheh).Parabens pelo trabalho são incansáveis.

    Já estou cheio de vontade que começe a epoca 2012…

    Um Abraço para todos,
    Rui

    • Boas Rui! Obrigado pelo teu comentário. Quanto ao Half Time Show , achei que lhe faltava “sal” mas m.i.a. resolveu o assunto e deu que falar. Sobre o crescimento da legião de fãs, de facto o Ricardo e o Pedro estão a fazer um trabalho fantástico. Assim e por eles agradeço as tuas palavras esperando que a comunidade continue a crescer.
      Mc Charles Brito

  8. Boas. Parabéns aos Giants pela vitória. À semelhança dos Packers o ano passado também vieram em crescendo desde os últimos 2, 3, jogos da temporada regular até ao Superbowl e venceram com mérito. Também acho que o momento do jogo foi o drop do Welker mas nunca saberemos o que se passaria a seguir…

  9. Não acho que o Brady tenha feito um jogo tão mau como se tem dito.
    Sim teve dois erros, mas não foi por ele que os Patriots perderam.

    À que ter em conta as armas de que disponha. Os Patriots são uma
    equipa uni-dimensional, com um jogo em corrida praticamente inexistente, dependendo quase exclusivamente do passe para avançar.
    E o jogo em passe assenta sobretudo em passes curtos e intermédios, porque
    não têm nenhum receiver para os passes longos. Daí terem ido buscar o
    Ochocinco, mas este simplesmente não rendeu nada.

    Mas até os passes curtos e intermédios ficaram bastante limitados com a
    lesão do Gronkowski.

    Com estas limitações não creio que pudesse ter feito muito mais ou melhor.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s