Quem quer ir para a Cidade dos Anjos?

Agora que os Minnesota Vikings parecem que estão no bom caminho para terem um novo estádio na baixa da cidade (a discussão neste momento é se deve ou não ter um tecto que se abra) quem é que ficou agora na linha da frente para ir para Los Angeles?

San Diego Chargers

San Diego tem uma clausula que, cada vez que começa um ano de calendário, a equipa pode anular o contrato e basta pagar 22 milhões de dólares. Mas a família Spanos não parece querer sair de San Diego e também parece que a NFL não quer sair de San Diego por causa do tamanho do mercado.

St. Louis Rams

A equipa submeteu uma proposta para renovar o Edward Jones Dome. Se for aceite, a contrato que liga a organização à cidade estende até 2025. Se não for aceite, uma terceira parte terá de encontrar uma solução contratual. Se o contrato não for renovado, termina em 2015.  Stan Kroenk, o dono dos Rams tem uma fortuna pessoal muito elevada, para além de ter ligações com Los Angeles.

Oakland Raiders

O contrato que liga os Raiders a Oakland termina em 2013. Mas parece que a opção mais “normal” para os Raiders seria moverem-se para o outro lado da baía, e compartilhar o novo estádio dos 49ers, que será inaugurado em 2014. Há também o risco de Mark Davis ter de vender a equipa por causa de estar a perder dinheiro com a organização. Parece que tudo aponta para a equipa continuar no clan Davis, mas isso pode implicar novos apoios financeiros, e esses podem querer mudar de cidade.

Jacksonville Jaguars

O problema com esta organização é que não cresceu da forma como a NFL desejava na cidade de Jacksonville. Não tem enchido o estádio, não tem muitas fontes de rendimento, não tem tido sucesso desportivo. A organização tem agora um novo dono e esse já disse que a equipa não vai mudar de cidade, principalmente porque o contrato que a une à cidade dura até 2030 e custaria muito dinheiro anular o mesmo. No entanto, há uma maneira. Se os Jaguars conseguirem provar que perderam dinheiro três anos consecutivos, o que não é nada fácil devido ao dinheiro atribuído pela NFL por contratos televisivos. Igualmente, Sahid Khan quando comprou a equipa a Wayne Weaver “herdou” um conjunto de clausulas que faz com que compensações financeiras tivessem de ser dadas à cidade.

Buffalo Bills

O dono da equipa, Ralph Wilson, já disse que a equipa não saíra de Buffalo até ele morrer. A questão é que o senhor está com 90 anos. O plano de sucessão é que a equipa passa para um grupo de guardiões que irá vender a equipa ao melhor preço. No entanto, continua a haver negociações para manter a equipa na cidade. Neste momento, parte do retorno financeiro vem de Ontário, onde o mercado de Toronto continua a ser uma prioridade para a NFL, uma estratégia para progressivamente entrar no mercado Canadiano. O risco para os fãs dos Bills não será tanto ver a sua equipa a sair para LA, mas sim de terem de passar a fronteira para verem a sua equipa.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s