Um artigo sobre os dinheiros dos estádios na NFL

Alguns dos donos de equipas da NFL, juntamente com governos Estatais, estão a tentar encontrar financiamento para novos estádios para futebol Americano.

Tirando uma questão séria sobre onde é que se encontra esse dinheiro, e ainda mais quando muitas vezes esse dinheiro é dos contribuintes para os governos Estatais, e faz com que desequilibre as finanças locais, com claros prejuízos para as comunidades.

A juntar-se a esse problema, existe nos Estados Unidos a ideia que estádios que tenham mais do que x anos (x pode ser 20, 30, 40 anos) são estádios “antigos” e que precisam de ser abandonados para um estádio mais novo. E pode acontecer que, uma organização, ameaçando que não seja construindo um novo estádio pode mudar de cidade, pode deixar para trás uma comunidade que ainda não pagou totalmente o estádio antigo com a “factura” para pagar.

Estes são as cidades que passam por processos para encontrar dinheiro para um estádio novo.

Minneapolis: O Senado Estatal de Minnesota aprovou um orçamento de 348 milhões de dólares em subsídios. Outros 150 milhões serão de financiamento público. A cidade ainda deve 50 milhões para a construção do Target Center, onde jogam os Minnesota Timberwolves (a equipa da NBA).

Santa Clara: Em fevereiro, a cidade de Santa Clara prometeu aos San Francisco 49ers mais de 878 milhões em empréstimos públicos para um novo estádio para substituir o actual estádio de Candlestick. Os empréstimos foram aprovados em hasta pública e os 49ers começaram já as obras.

Washington, DC: Os contribuientes na capital da nação não precisam de serem lembrados de efeitos negativos envolvidos na construção de um estádio. Menos de uma década passada, a cidade aprovou o pagamento para o estádio de baseball dos Washington Nationals. Agora, é a equipa de futebol (sim, igual ao de Portugal), que também quer um estádio novo que irá custar perto de 157 milhões. Não se sabe se se trata da construção de um ovo estádio, ou remodelações no existente, mas conhecendo como se conhece Dan Snyder…deve ser mais a segunda.

Atlanta: O dono dos Flacons, Arthur Blank, já fez saber que quer um estádio novo, mesmo que o Georgia Dome tenha só (!!) vinte anos de idade. Um novo estádio iria precisar de 300 milhões por parte da cidade.

St. Louis: Em 1995, a cidade de St Louis inaugurou um estádio novo para os Rams. O estádio foi financiado em parte por 126 milhões em obrigações, mas o valor final do estádio estará na casa dos 700 milhões. Passado 17 anos, num aluguer de instalações que é de 30 anos (!!), os Rams estão a pedir á cidade de St Louis para “importantes renovações” no estádio. A cidade rejeitou as propostas de renovação dos Rams, e este ameaçam sair para outras “paragens” (quem sabe, LA). No entanto existem notícias não confirmadas que podem ser disponibilizados 48 milhões em subsídios públicos para ajudar a pagar as renovações.

São estes os montantes de que se fala quando se trata da NFL

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s