Top QB

Boas!

Encerramos a nossa contagem dos melhores jogadores da NFL, com a posição de Quarterback…

Autênticos generais em campo, são os cérebros do jogo. Além de possuírem uma constituição física invejável, a sua capacidade em pensar o “jogo” sob pressão destaca os melhores. Será por ventura, a posição mais analisada, escrutinada e sujeita a críticas no “gridiron”.

Todas as gerações tiveram os seus imortais nesta posição: Joe Montana, Steve Smith, Troy Aikman, Brett Favre, John Elway,  Dan Marino, Johnny Unitas, Bart Starr… E claro! Alguns dos que se seguem nesta lista:

1 – Aaron Rodgers – Packers

Não fosse o nome do meio dele, Charles, e provavelmente não faria parte desta lista!

Com 1,88m e 102kgs, Rodgers foi escolhido no Draft de 2005 na 24ª posição pela equipa de Green Bay, que pretendia assegurar a médio prazo, um sucessor para Brett Favre. No entanto, nem os mais optimistas, conseguiriam prever a importância e o domínio que este jogador oriundo da Universidade de California viria a exercer sobre a equipa, e a Liga…

Já bateu alguns dos recordes da equipa e do seu antecessor, ele que toma quase sempre a decisão correcta no momento de lançar os seus poderosos passes. Aliás, os seus passes tensos, precisos e que atingem quase sempre os “números” são a sua imagem de marca.

Hoje, Aaron Rodgers é sinónimo de qualidade e de vitórias, tal é a sua capacidade em  campo, tendo sido considerado na época passada, o MVP.

4643 jardas para 45 TD’s e apenas 6 INT’s são o seu cartão de visita, ou seja, quando a bola sai das mãos dele, chega quase sempre a “bom porto”.

Vai um discount Double Check?

2 – Drew Brees – Saints

Finalmente o record de Dan Marino caiu! Ainda por cima numa época em que 3 QB’s ultrapassaram a marca das 5000 jardas. Mas na época passada, Brees foi o rei dos passes!

Este QB representa muitos mais do que um simples jogador, “pegou” numa equipa mediana (e estou a ser simpático) tornando-a numa das melhores e mais atractivas da NFL.

Comprometido com a comunidade de New Orleans, Brees é idolatrado por muitos e respeitado por todos (ou quase).

Escolhido no draft de 2001 na 2ª ronda, pelos San Diego Chargers, Brees assumiu-se rapidamente como um bom jogador, no entanto, uma aposta na mais valia que Phillip Rivers poderia trazer á equipa californiana, fez com que este jogador se mudasse para a Louisiana, atingindo aí o estrelato.

Considerado um jogador demasiado franzino, para a posição (1,83m e 94kg), a verdade é que Brees é maior que os outros na leitura do jogo. Adepto de um jogo de ataque, com sucessivos bombardeamentos aéreos, Brees aniquila as defesas adversárias, deixando apenas uma certeza, se vais jogar contra ele, terás direito a uma dor de cabeça.

Who Dat?

– Drew Dat!

3 – Tom Brady – Patriots

Este futuro HOF, é a personalização do sonho americano, seleccionado na 6ª ronda do Draft de 2000, Brady tornou-se rapidamente no franchise QB da equipa de New England, levando-a ao melhor período da sua história. A presença no seu 5º Superbowl é sinónimo da qualidade deste jogador que torna fácil o que parece ser impossível. Aliás a sua capacidade em simplificar as jogadas, criando grandes empatias com os seus colegas, faz com que Brady amontoe prémios e recordes, quem não se lembra da dupla que formou com Randy Moss, Wes Welker, Deion Branch e Rob Gronkowski? Mas a verdade é que a principal dupla desta equipa é Brady – Belichick!

Na passada época Brady também bateu o recorde de Marino, tendo chegado às 5235 jardas, no entanto, e como tem acontecido muitas vezes, fica em 2º, muito graças ao facto de Peyton Manning e Drew Brees serem da sua geração.

4 – Ben Roethlisberger – Steelers

Menos exuberante e espectacular do que os anteriores QB’s, “Big Ben” é no entanto, tanto ou mais eficaz do que eles. Numa equipa em que a preponderância é dada à defesa, este bom gigante (1,96m e 109kg) faz da sua mobilidade dentro  do pocket, uma das suas principais qualidades, já que lhe permite segurar a bola mais tempo e permitir mais desmarcações dos seus receivers.

Com 2 anéis no seus dedos, Roethlisberger manteve o legado dos grandes, duros e eficientes QB’s de Pittsburgh.

5 – Eli Manning – Giants

Muitas vezes visto como um menino chorão, alheio a tudo e que vive à sombra do seu irmão mais velho (Peyton), Eli Manning, é à semelhança de Roethlisberger vencedor do Superbowl por 2 vezes.

No início da última época deixou muito gente a sorrir quando afirmou que era um dos 5 melhores QB’s da Liga, no entanto, após uma época difícil e conturbada, liderou os New Jersey A para mais uma vitória sobre os Patriots (outra vez).

A sua capacidade em encontrar as melhores soluções e de converter os 3rd downs, elevou Eli Manning a um patamar superior.

Alguns dos passes mais emblemáticos da NFL são da sua autoria (quem não se lembra do “Helmet catch” ou do passe para Manningham, no último SB?).

OUTROS DESTAQUES:

Peyton Manning – Broncos (um dos melhores de sempre, e o mais “inteligente” de certeza, não sendo o nº1 desta lista apenas por não ter jogado)

Matthew Stafford – Lions (forma com Megatron uma das duplas mais espectaculares e electrizantes da Liga)

Cam Newton – Panthers (o futuro da NFL…)

Phillip Rivers – Chargers (se não fosse tão inconstante, estaria bem mais alto nesta listagem)

Michael Vick – Eagles (outro jogador capaz do melhor, mas muitas vezes em sub rendimento ou lesionado)

Advertisements

One comment on “Top QB

  1. Desde um jogo dos playoffs de ha 2 anos em que ele e a equipa celindraram uma equipa que não me recordo (presumo que fosse na divisional round) e terminaram o jogo com um unico punt! O resto foi tudo touch downs uma palavra para rodgers FANTASTICO! A partir dai foi ate ganharem o super bowl mas nunca mais jogaram como nesse jogo.

    Ficou me gravada na memoria esse fim de epoca, seguia muito os cardinals de fritzferald mas a parti dai ganhei uma grande admiração por esta fantastica equipa do Green Bay Packers.

    Continuem o bem trabalho. Pena é faltar tanto para começar a epoca. 🙂

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s