Dentro da Game Room para a semana 5 (2012)

Nesta semana, no Dentro da Game Room, Drew Brees e o recorde de jogos consecutivos com (pelo menos) um passe para touchdown

O quarterback (QB) dos New Orleans Saints, Drew Brees conseguiu este Domingo o feito de ter 48 jogos consecutivos com pelo menos um passe para touchdown (TD).

O antigo detentor era o mítico John Unitas dos Baltimore Colts (sim, leram bem, houve um tempo onde os Colts não estavam em Indianapolis).

Pensava-se que este recorde seria muito difícil de superar. Unitas começou a sua sequência em 9 de Dezembro de 1956 e acabou em 9 de Dezembro de 1960 (uma certa simetria, não acham?). Por sua vez, Brees começou a sua sequência em 18 de Outubro de 2009 (contra os Panthers) e vamos ver quantos jogos mais vai conseguir para o seu registo pessoal.
Durante os 5 anos que Unitas conseguiu o seu recorde, os Colts conseguiram dois campeonatos (1958 e 1959), enquanto Brees ganhou o seu primeiro título em 2009.

Tirando estas comparações, começamos a ver quais as diferenças entre as épocas onde estes dois jogadores jogaram (e jogam) e que podem explicar o porque de Brees ter batido o recorde. Unitas jogou numa altura onde as regras favoreciam muito mais a defesa. Os receivers podiam ser derrubados em campo enquanto a bola estivesse no ar. Podiam ser placados quando iam tentar apanhar a bola. Os jogadores da linha ofensiva não podiam usar as duas mãos para bloquear e os QB’s eram “alvos”, e que podiam ser placados bem depois da bola já ter saído das suas mãos. Para além disso, Unitas jogou todos os jogos da sua carrieira em estádios descobertos.

Por sua vez, Brees joga numa era onde os receivers não podem ser contactados para além das 5 jardas da linha de onde começa a jogada, os defesas não os podem estorvar quando vão para receber a bola. As linhas ofensivas estão cada vez mais atléticas e poderosas, e Brees (como os outros QB’s da Liga) é protegido pelas novas regras que favorecem muito mais este tipo de jogadores para evitar lesões graves. A juntar a isso o facto que Drew joga 9 jogos em estádios cobertos por ano. E viajar hoje em dia é muito mais confortável, assim como os avanços da medicina ajudam a prevenir e a resolver problemas físicos.

Mas não pensem que estou a diminuir o feito de Brees. É também verdade que nos dias de hoje, as defesas são super sofisticadas, assim como os playbooks, tem centenas de jogadas que é preciso memorizar. A pressão dos media é muito maior, assim como a necessidade de um produto de qualidade para os fãs e para a organização.

Mas independente dessas comparações, o que retemos na memória é que o futebol Americano da NFL continua a alimentar gerações de adeptos e a criar memórias que perduram muito tempo.-

Advertisements

One comment on “Dentro da Game Room para a semana 5 (2012)

  1. Excelente texto. Tenho assistido a vários comentários sobre este recorde e a convicção que tenho é a seguinte. O jogo mudou muito. O futebol americano não é como o baseball, em que as circunstâncias do jogo são praticamente as mesmas. A Liga evoluiu para um jogo essencialmente em passe e para defender quem passa e recebe a bola. Por isso mesmo é expectável que vários recordes relativos aos QBs sejam batidos. O que parece ser um consenso é que o recorde do Unitas não é do tempo em que foi conseguido, é de alguém anos à frente do jogo.

    O mérito principal do Brees não será ter batido este record ou do Dan Marino. Este último também foi batido pelo Tom Brady a época passada. Diga-se que o Brady ainda esta época (ou na próxima) também deve bater o Unitas. O grande mérito do Brees é ter sido o primeiro a virar a esquina. Ele trouxe os recordes para a contemporaneidade, ainda que seja previsível que ele não os segure durante os anos que Unitas ou Marino os detiveram.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s