MC Knows (não está chateado, está fulo!) – Especial Carolina Panthers

Boas!

É com um misto de tristeza e de raiva que estou a escrever este artigo. Assim, aconselho às almas sensíveis para se absterem da sua leitura…

Como muitos de vocês sabem, declarei a minha fidelidade a uma equipa durante esta offseason… A “aparição” do futuro “próximo grande QB da Liga” fez-me interessar profundamente por umas das equipas historicamente mais fracas da Liga: os Carolina Panthers.

Uma das equipas mais novas da Liga (1995) e com um dos piores registos das últimas 3 épocas (empatados com os Browns: 9-28), no entanto, como referi a espectacularidade apresentada na última época trouxe – a mim e a milhares de adeptos – esperança num futuro mais risonho.

Claro está, o coração falou mais alto do que a razão, e atirei-me de cabeça sem pensar nas evidências: os Panthers são “hoje” uma equipa fraca! Com um potencial enorme, mas fraca! Com alguns dos melhores jogadores da Liga, mas fraca! Com um dos mais promissores QB da Liga, mas fraca! Com um dos melhores rookies da Liga, mas fraca!

Não é meu apanágio bater no ceguinho (senão chicoteava-me repetidamente), mas o recente despedimento do GM da equipa – Marty Hurney – abriu-me os olhos!

Contratado em 2002, Hurney acumulou erros atrás de erros!

Ora, se tiverem paciência para tal, analisemos alguns factos!

Chegou, e como qualquer GM que se preze contratou um HC (Head Coach) – John Fox, então DC (Treinador defensivo) dos Giants, que ficaria durante 8 épocas até ser despedido e um total de 78-74 sem nunca conseguir 2 épocas consecutivas com um Standing positivo (>8 vitórias), uma ida ao Superbowl em 2003 (perdido contra os Patriots (XXXVIII: 32-29) foram insuficientes para manter um Treinador de cariz defensivo no comando…

Assim, para inverter a tendência, Hurney foi buscar… outro treinador inexperiente na função, e… que era DC dos Chargers: Ron Rivera.

2 escolhas no mínimo questionáveis…

É fácil criticar quando as coisas estão mal? O GM não ganha os jogos?

De facto, têm razão, mas os GM’s escolhem (em conjunto, ou não) os jogadores. E neste capítulo, analisemos as suas escolhas:

Jogadores como:

Julius Peppers – 2002

Jordan Gross – 2003

Bruce Nelson – 2003

Chris Gamble – 2004

Travelle Wharton – 2004

Thomas Davis – 2005

Evan Mathis – 2005

DeAngelo Williams – 2006

Richard Marshall – 2006

James Anderson – 2006

Jon Beason – 2007

Ryan Khalil – 2007

Charles Johnson – 2007

Johnatan Stewart – 2008

Charles Goodfrey – 2008

Dan Connor – 2008

Cam Newton – 2011

Luke Kuechly – 2012

Foram de facto escolhidos, directa ou indirectamente por ele, impressionante?

– Não!

Estamos a falar de 18 jogadores que são titulares nas respectivas equipas (muitos já não estão em Charlotte), ou são pelo menos suplentes válidos, num total de 88 jogadores escolhidos ao longo dos últimos 11 drafts, ou seja, nem 2 escolhas por draft são aproveitadas… numa média de 8 por Draft!

Se da listagem supra apenas considerarmos os Pro Bowlers, o número fica reduzido a 8! Ou seja menos de 1 por Draft! E 2 deles são-no noutras equipas…

Flops?

Que acham?

DeShaun Foster – 2ª ronda – 2002

Keary Colbert – 2ª ronda – 2004

Eric Shelton – 2ª ronda – 2005

Dwayne Jarrett – 2ª ronda – 2007

Jeff Otah – 1ª ronda – 2008

Everrett Brown – 2ª ronda – 2009

Sherod Martin – 2ª ronda – 2009

Jimmy Clausen – 2ª ronda – 2010

Armanti Edwards – 2ª ronda – 2010

Terrell McClain – 3ª ronda – 2011

Shione Fua – 3ª ronda – 2011

Para 18 jogadores válidos, temos 11 flops (jogadores que nunca jogaram, foram acusados de homicídio, jogaram porque os outros eram ainda mais fracos ou porque sim!)

Treinadores: Não!

Jogadores: Não!

Vamos ver a gestão dos contratos e/ou dos jogadores:

Partindo do princípio que os Panthers são uma equipa de fundo de tabela, a massa salarial deve acompanhar o Padrão…

Não!

Para a próxima época, os Panthers estão virtualmente 14.000.000,00$ acima do tecto salarial permitido pela Liga!!! Este facto deve ser porque o Cam Newton ganha muito (1ª escolha do Draft)?

Não!

Se compararmos o contrato dele com o de Sam Bradford, por exemplo, vemos uma discrepância colossal: 4 anos e 22.000.000$ garantidos contra 6 anos e 50.000.000$ garantidos!

Também não será por aí, vamos para os RB’s?

DeAngelo Williams assinou em 2010 um contrato de 43.000.000$ e esta época Jonathan Stewart assinou um contrato de 41.500.000$, resultados: ambos acumularam 400 jardas e 3 TD’s!

Se compararmos estes números com as “mega estrelas” da Liga como Alfred Morris (693 – 5), CJ Spiller (696 – 5), Stevan Ridley (640 – 4) ou Shonn Greene (494 – 5) vemos que há Dólares a mais para produção a menos!

Falamos dos WR’s?

É melhor não, porque “só” existe o Steve Smith…

Falamos da OL?

Não, porque sem Ryan Khalil lesionado (não culpo o Hurney das lesões) e composta por 1 rookie e 3 jogadores adaptados, o mesmo é dizer que os 78.000.000$ “investidos” (com o Khalil) não têm justificação nenhuma!

A defesa?

Bem, a defesa tem sido (com a excepção do jogo contra os Giants) a melhor (ou menos má) unidade em campo, com enorme melhoria face à última época, mas esta não é uma defesa que imponha medo ao adversário…

Resumindo: Estou fulo! E a culpa não é do Hurney! É de quem o deixou destruir a equipa durante uma década… E minha, porque podia não ter assumido a minha Paixão pela equipa!

P.S. Cam Newton (26º em jardas em passe, 30ª em passes para TD, 18º em INT’s) é fraco, ou ninguém consegue pô-lo a jogar em condições condizentes com o seu real valor?

Agora sim! Entendo porque somos chamados os “Cardiac Cats”…

Advertisements

2 comments on “MC Knows (não está chateado, está fulo!) – Especial Carolina Panthers

  1. MC tens toda a razao para estar fulo, eu estaria com os olhos encarnados de raiva com tanta incompetência, mas só o Marty Hurney não chega, o Ron Rivera tem que ir também. Os Panthers precisam de sangue novo que os dirija e que dê um Boost na maior parte dos jogadores (Cam incluído)…
    Abraço
    PS: não te dê nenhum avc agora que estamos tão perto de “LONDON here we GO”

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s