Dentro da Game Room para a semana -3

Voltamos ao Dentro da Game Room para a época 2013-14. Para esta semana, análises sanguíneas para detectar hormona de crescimento. Quais as implicações para a Liga e para os jogadores.

Esta semana aconteceu uma “tentativa de acordo” entre a NFL e a NFLPA (NFL Players Association) para teste à hormona de crescimento (HC) durante um ano. Notícias mostram que dezenas de jogadores podem estar sobre efeito de administração ilegal desta hormona.

O acordo tem uma cláusula que apresenta um estudo com 100 ex-atletas, onde dois terços irão receber uma dose de HC enquanto um terço irá receber um placebo. A ideia é medir os valores de HC depois da intervenção e ver se há diferenças significativas entre os dois grupos. Deste estudo sairá o valor considerado como o valor máximo de concentração da hormona onde existe uma vantagem por tomar esta hormona.

Jogadores com o Adrian Petterson disse que “está de acordo” com este tipo de análise. Principalmente porque Adrian tem sido muitas vezes alvo de questões sobre a sua recuperação depois da lesão em Dezembro de 2011, uma rotura de ligamentos que para muitos atletas representa um ano fora de competição. Para Petterson, nove meses depois corria para 2,097 jardas.

Na parte de fisiologia humana, de dizer que, em sujeitos não treinados, uma suplementação de HC juntamente com exercício físico causa aumentos da secção transversal do músculo (músculo maior), diminuição de massa gorda e aumento da capacidade cardiorespiratória. No entanto não parece haver em atletas cm elevados volumes de treino um claro benefício de uma suplementação de HC a nível de força muscular. Igualmente, pode por em risco a integridade dos ligamentos e das articulações se não houver um treino balanceado (o que claro, na NFL não é um problema). E existem nuances, como era de esperar, como se pode ver neste estudo (onde sou co-autor) que mostra que treino com cargas (musculação) não aumenta a concentração da proteína que transporta a HC no corpo.

Damn! …Science!! : )

scis

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s