Dentro da Game Room para a semana 10(2013)

Como passar de uma equipa “em risco de perder o treinador e ter uma má época” para “hummm, poderão os Panthers serem candidatos ao título”?

Há umas semanas atrás, um pouco por todo o lado, comentava-se que Ron Rivera estaria por um fio nos Carolina Panthers, e que podia ser um dos primeiros treinadores a ser despedido durante esta época.

Depois da equipa ter começado com 1 vitória e 3 derrotas, e principalmente com derrotas contra Arizona e contra os Bills, e devido pelo modo “ultra-conservador” com que Rivera estava a orientar a sua equipa, parecia que uma “chicotada psicológica” seria o que a equipa de Carolina precisava.

Depois disso?

Vitória contra os Vikings, Rams, Bucs, Falcons e 49ers.

E se por um lado se pode neste momento ver que os Arizona são melhor do que se pensava na Semana 5, também se deve dizer que vitórias contra 4 dos últimos 5 adversários também não “colocar o mundo a arder”. Mas vencer contra os San Francisco veio trazer uma nova dimensão a esta equipa.

 Estava ser um pouco esquecido, no ressurgimento de Rivera como alguém disposto a correr riscos no ataque (já lá iremos), o trabalho que está a ser feito em Carolina na defesa. O jogo desta semana foi aquele tipo de jogo “feio e físico” defensivo, mas que traz vitórias. O próprio quarterback (QB) da equipa, Cam Newton, disse que “a nossa equipa precisa deste tipo de vitórias”. Um sentimento parecido foi ecoado por Luke Kuechly que disse que “eu estou contente que o jogo tivesse sido ganho pela defesa. Uma das vitórias mais importantes que já tive na minha carreira.” Os Panthers conseguiram meter imensa pressão em Kaepernick, o que se diga, não é fácil, com a defesa dos Panthers a conseguir o derrubar com posse de bola por 6 vezes, e a limitar a equipa dos 49ers (em casa, ainda por cima) a 151 jardas totais no ataque e uma média de 2.9 jardas por jogada.

A juntar a Luke, também de referir uma das linhas defensivas com mais talento na Liga, com Star Lotulelei, Charles Johnson, Greg Hardy and Kawaan Short. Estas duas primeiras linhas defensivas têm conseguido ajudar a terceira linha defensiva, que claramente tem menos armas.

A juntar a isso, o facto de Ron Rivera, depois de ter achado que “screw it, if I go down, I go down in flames”, tem dado mais liberdade ao ataque para correr riscos e ser mais ambicioso. A equipa atacante tem convertido quartos downs, tem feito jogadas em truque, apostado no braço (e precisão) de Newton, e mostrado formações “exóticas” que confundem as defesas.

Claro que há quem “brinque” com a situação, como por exemplo, o facto de “a mudança” que aconteceu a Ron Rivera veio de um ele acidentalmente ter ordenado uma jogada num quarto down no jogo contra os Giants, quando (e dizem as “más línguas”) se pensava que era primeiro down na linha lateral de Carolina, ou por exemplo que Rivera tem “uma lista com 32 itens pela qual passa antes de começar um jogo”. A verdade é que a combinação de “dinâmica de equipa”, treinador corajoso, defesa capaz e QB talentoso, faz com que os Panthers tenham deixado de ser uma equipa que se pensava ser medíocre e com um trinador no “hot seat” para uma equipa onde não será fácil conseguir uma vitória. 

ron

Advertisements

2 comments on “Dentro da Game Room para a semana 10(2013)

  1. É claramente uma equipa a subir eu não a punha a lutar pelos playoff no inicio da epoca mas claramente foram crescendo é impossivel ignorar a sua qualidade defensiva das melhores da nfl só sendo ultrapassada pelos de seattle, a vitoria neste domingo em sao francisco mostrou claramente que tem qualidade para chegar aos playoff, gostaria de mencionar outras situações que se passaram este fim de semana derrota dos green bay e facto de eles nao terem um plano b caso o melhor qb da liga se lesiona-se parece que vao ir buscar o flynn, o clay matthews grande gladiador mesmo com a mao tapada daquela forma jogou ele é dos duro da liga antes quebrar do que torcer, e que jogo emotivo entre os ravens e bengels hail mary no final 🙂 e que dizer da derrota algo supreendente dos colts em casa frente aos rams este equipa dos rams foi daquelas que esperava mais para esta epoca para os colts acho que só foi um percalço no caminho para os playoff. Os dallas tiveram um azar grande este domingo para alem da derrota com os saints foi a lesao do S.Lee resta saber se a paragem é longa?Os Raiders tiveram um inicio de jogo feliz frente aos giants mas depois perderam o gás , acho que eles podiam ter alcançado algo de melhor frente a estes giants que já não são o que eram,

  2. os panters a nível da defesa sempre se percebeu que seriam uma das melhores equipas da liga (o que os manteria pelo menos na luta pelos jogos), era só uma questão de se o ataque seria capaz de ganhar os jogos, tardou… mas o Cam e o jogo em corrida foram melhorando e têm conseguido ganhar (e a defesa tem sido ainda melhor que o esperado e ganhado jogos quase por si só….). o calendário não tem sido muito difícil, SF foi o 1º grande teste da época que ganharam e têm ainda no “Schedule” jogos com os saints (2 vezes), new england, miami (fora) para confirmarem se podem conseguir ser um dos wild-card…. não os vejo ganharem os 2 jogos aos saints para ganharem a divisão por isso o wild-card é o mais espectável que possam alcançar, dependendo da resposta que derem nesta sequência difícil de jogos…

    como adepto dos cowboys é embaraçoso…. 40 e tal 1st down dos saints (record da liga), 49 pontos, somos a pior defesa da liga em jardas ganhas pelos adversários (em passe e no total…o rob ryan é que deve ter adorado aquele domingo á noite….), as lesões são muitas tal como o ano passado e quando neste domingo o sean lee saiu lesionado acho que as esperanças dos adeptos dos cowboys (pelo menos no meu caso) na defesa acabaram… sem o lee vai ser penoso (mesmo com o ware de volta..) e quando ele saiu o resultado que daí vinha era bastante previsível… pelo que disseram são 3/4 semanas de lesão, ora esta semana estamos de bye, a 2º semana temos um decisivo jogo com os Giants, e depois com os raiders, se ele falhar só estes 2 jogos (voltando com os bears em Chicago no monday night….) é positivo, e somos capazes de ganhar pelo menos 1 pelo que pode não ser muito desastroso para nós….

    o flynn vai ter mais uma oportunidade na sua “promise land….”, devia era ter vindo antes, que podia ser que tivessem ganho aos eagles….

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s