Dentro da Game Room para a semana do Super Bowl(2013)

Uma (longa) exposição sobre Peyton Manning. O que lhe falta, se é que lhe falta algo, para ser o melhor quarterback de sempre da NFL.

Peyton Manning… Peyton Manning… Peyton Manning…
Peyton Manning isto, Peyton Manning aquilo, Peyton Manning aqueloutro.
Peyton Manning incapaz disto, incapaz daquilo, incapaz de aqueloutro.
Peyton Manning aquele que tem uma maravilhosa carreira na época regular mas que não consegue estar no seu melhor nos playoffs. Peyton Manning, o melhor de sempre na sua posição?
Peyton Manning pode ser comparado com Tom Brady, Troy Aikman, Joe Montana ou Terry Bradshaw? Ou é injusto fazer isso?

A verdade é que este é um tema “inevitável”. Até mesmo na rúbrica Dentro da Press Room, tive de criar uma secção com o nome “Manning Corner” porque cada semana havia mais um recorde de Peyton para apresentar.

man

Em 15 anos, Peyton Manning, o quarterback (QB) da equipa vencedora da Conferência Americana e candidata a ganhar o Super Bowl XLVIII, tem deslumbrado pela sua capacidade de ser ao mesmo tempo um jogador carismático, com níveis de popularidade sempre muito elevados, respeitado por colegas de profissão, por membros da imprensa e até pelos adeptos das equipas adversárias. Isto ao mesmo tempo que é um maníaco competidor, trabalha exaustivamente para entender o jogo defensivo dos adversários, melhorar o seu (e da sua equipa) jogo atacante. Procurando padrões, trabalhando em automatismos, criando complexidade. Criando incerteza nos adversários. Encontrando os seus pontos fortes e neutralizando-os com alertas para os seus colegas de equipa, ou vendo um ponto fraco do outro lado do campo e mudando a jogada em segundos de forma a explorar essa vulnerabilidade.

Uma técnica excelente, tanto a nível de jogo de pés, de força e precisão no passe, de enganar a defesa com movimentos de ombros e movimentos de braços sem lançar a bola, trabalho de olhos a esconder para onde é o passe fixando ou fazendo mover os defesas para locais para onde não vai acontecer a jogada.
Manning tem em 15 anos de carreira uma média de 7.7 jardas por passe, uma percentagem de acerto de 65.5, uma percentagem de TD por passes de 5.8% enquanto tem de interceções (INT) por passe de 2.6%.
A juntar a isso o facto de esta época ter acumulado um conjunto de recordes que o catapultam para o topo das estatísticas para um QB na época regular.

Manning tem agora o melhor registo da Liga para passes para touchdown (TD) numa época com 55. Depois do festival do primeiro jogo do ano (que passamos na Sporttv contra os Ravens) que se afigurava que Peyton iria bater este recorde. Nesse jogo ele teve sete passes para TD e era óbvio que iria tentar bater o recorde de 50 que tinha sido estabelecido por Tom Brady em 2007. Desde 1963 que, o QB que bate o recorde de passes para TD numa época é inevitavelmente o MVP desse ano.

Manning tem o maior número de jardas em passe numa época com 5,477. Este recorde que era pertença de Drew Brees foi batido na última semana contra os Raiders… na primeira parte. Depois Peyton sentou-se no banco e apreciou o sol. Este recorde é ainda mais impressionante que os TD’s porque Peyton nunca se tinha aproximado desta marca na sua carreira. Antes de 2013, Manning nunca tinha passado para mais de 5,000 jardas e o seu melhor anterior tinha sido 4,700 jardas em 2010.

Manning tem o maior número de jogos com quatro (ou mais) passes para TD numa época com 9 jogos. Manning superou Dan Marino que tinha o recorde de 6 jogos com esta marca em 1984. É impressionante pensar que de 1984 até 2013 não houve nenhum QB que tivesse tido numa época sete jogos onde passasse para pelo menos 4 passes para TD.

Manning está agora empatado para o maior número de jogos com 400 (ou mais) jardas em passe numa época, com 4 jogos. Empata com Marino para os jogadores com mais jogos com esta marca. De acrescentar que Manning teve 397 jardas contra Tennessee e 386 jardas contra os Colts… quase que pulverizava também este recorde.

Manning fica empatado para jogos com mais de 50 pontos numa época, com 3 jogos. Os Broncos conseguiram três jogos com mais de 50 pontos, o que só foi feito por 4 vezes na história da NFL, OS Vikings em 1969 (com uma ida ao Super Bowl), os Cowboys em 1966 (com uma visita às finais de conferência), os 1950 Rams que chegaram também ao Super Bowl e finalmente os Giants em 1950 que perderam na primeira ronda.

E ainda, Manning ajudou os Broncos a terem agora o maior número de pontos  para uma época, com 606. Tal como no recorde de passes para TD, esta marca passa de New England para o Colorado, neste caso porque os anteriores detentores do melhor registo eram os Patriots com 589 pontos em 2007.

manningtrophy

E no entanto…está ou não Peyton Manning  na discussão do melhor QB de sempre?

Quando se compara Peyton a Tom Brady, Joe Montana, Troy Aikman ou Terry Bradshaw, claramente Peyton é o melhor de sempre na época regular. Mas é essa a bitola que se usa para ver quem é o melhor de sempre nessa posição? Inevitavelmente (e não fosse também isso um reflexo da cultura Americana onde a NFL nasceu e se desenvolveu), o “que interessa” é quantos títulos ganhou o QB.

Troy e Tom têm 3 cada um e Joe e Terry com 4. Peyton tem…1. E ainda por cima quando do outro lado estavam os Bears liderados por…Rex Grossman. É verdade que só “se pode jogar com quem está do outro lado”, mas também é verdade que o segundo Super Bowl onde Manning esteve presente contra os Saints acabou numa derrota com uma INT da sua responsabilidade no momento mais crucial do jogo.

Mas, mesmo para quem não gosta de Manning, seja pela sua personalidade, pela sua falta de assertividade nos jogos a eliminar, por a falta de capacidade de levar a equipa “ao topo da montanha”, tem de (de uma forma relutante, claro) concordar que, se Peyton ganhar este Super Bowl… será mais difícil (no mínimo) argumentar que Manning não pode ser considerado com o melhor de sempre na NFL na posição de quarterback.

manninfc

Advertisements

10 comments on “Dentro da Game Room para a semana do Super Bowl(2013)

  1. Sou fã do Peyton e vou torcer por ele no Domingo.

    Mesmo que termine a carreira sem ganhar mais um Superbowl, o Peyton é um dos melhores de sempre. Estatisticamente falando é dos melhores de sempre, e em muitos aspectos até o melhor. O Dan Marino é unanimemente considerado um dos melhores de sempre, e não ganhou nenhum Superbowl.

    Relativamente ao Superbowl que o Peyton ganhou, só se fala o ter sido contra o Rex Grossman. Mas não se fala o que foi feito antes de se chegar ao Superbowl. Nos payoffs, os Colts derrotaram os Ravens fora de casa, algo que nunca era fácil de fazer contra aquela defesa a jogar em casa. E depois derrotaram os Patriots após estarem a perder por 18 pontos.

    Concordo com o que foi dito, se ganhar este Superbowl, entra para a discussão do melhor de sempre.

  2. não sigo a NFL há muitos anos (aí 6/7) por isso não vi uma amostra muito significativa dos grandes QB da história da liga… ao contrario do Miguel tinha a ideia de que seria o montana, aquele que era mais unanime, mas deve talvez depender dos sítios e dos colunistas que se procuram/lê/ouve….o que mostra também que não há grande unanimidade nos americanos sobre o melhor QB….

    pessoalmente tenho o brady em maior relevo, pois se o peyton é o melhor estatisticamente e na época regular, o brady é dos melhores de sempre na post season, algo como 18-8 de record, 5 idas ao SB, 3 vitórias no SB, e não teve tantas “superstars” nas posições de “skills” ofensivas e que lhe permitiriam ter inúmeras jardas e TD por épocas (tirando a época do randy moss, e as ultimas em que tinha o wes welker, o hernandez e o gronk….), apesar de o brady talvez sempre ter tido por oposição de forma geral as equipas mais completas e o melhor “coaching staff”, por isso tenho o brady á frente do peyton na minha lista (do pouco que ela vale….)

    brady>peyton>brees>rodgers>big ben, esses são por ordem os melhores dos últimos tempos para mim (só dos que vi, o kurt warner só vi no fim em Arizona, por isso não vou concluir por apenas esse ano….)

    por isso acredito que o peyton ficará nos melhores de sempre (e bem o merece!!), mas ser o melhor de sempre não acredito, até porque para mim não é o melhor do 2º milénio….

    no superbowl gostava por um lado que denver ganhasse para o peyton não ficar com alguns dos rótulos que carrega, mas como fã da “legion of boom” estou pelos seahawks…

    • Eu não disse que o Dan Marino era unanimemente considerado o melhor QB de sempre. Eu disse que era unanimemente considerado um dos melhores QB de sempre.

      E sim, para muitos, se não para a maioria, o Montana é o melhor QB de sempre, e quem defende isso tem bons argumentos para isso.

      Também não disse que se ganhasse este Superbowl, o Peyton seria o melhor de sempre, apenas disse que entrava para essa discussão.

      • tens razão, interpretei mal o que tinhas dito, peço desculpa…. enfim o peyton é um dos nomes que ficará na história como um dos melhores de sempre, e tudo o que ainda vier alcançar será sempre para somar páginas ao livro já bem recheado que tem… e quantos mais QB houver na discussão do melhor de sempre melhor, pois a discussão, discórdia, luta de pontos de vista e picardias é o sal do desporto!

  3. Esta é ma questão que não está, nem na minha opinião vai ficar esclarecida. Eu acampanho a NFL apenas à um ano por isso estou fora de qualquer discussão. Apenas me informo sobre estatisticas e leio comentarios acerca do assunto. Mas uma coisa é certa: em todos os desportos os titulos contam!as estatisticas sao importantes mas daqui a 30,40 anos quando se for a passar a paixão do futebol americano aos filhos, vai se dizer: “Filho, o Joe Montana foi um dos melhores, ganhou 4 SB”, não vão dizer:”Filho, Peyton Manning é o melhor de sempre porque tem as melhores estatisticas”. Por isso nunca entendi, a especie de “odio” em relação a Eli Manning. O homem tem 2 SB, e MVP nesses 2 jogos!Algum crédito tem de ter pf. Concluindo, dizer que se Peyton Manning ganhar, entra na discussão para melhor de sempre, discussão essa que nunca vai terminar, porque depois entram factores como as clubites. Por isso o meu prognostico:55-0 para Denver, TD de Manning em voo sobre a cabeça de Sherman! Go Niners!

  4. Existe um punhado de QBs que se podem considerar como o melhor de sempre e peyton está nessa discussão sem duvida, mas classificar como 1º 2º 3º é uma opinião muito pessoal, porque temos de ver os tempos em que jogaram o futebol americano as regras mudaram imenso por exemplo da altura dos anos 70 e 80 para agora, hoje em dia é muito mais facil quebrar os recordes do dan marino, hoje o ataque é protegido pelos arbitros ao contrario de outras epocas , o tratamento que o johnny unitas e frank gifford tiveram nas suas epocas nao havia qualquer proteção ao QB daquela epoca e muitas mais situações, eu pessoalmente acho que o peyton é QB de Hall of Fame mas não o considero o melhor de sempre mesmo ganhando o superbowl frente aos seahawks, actualmente prefiro QBs como A.Rodgers ou o Brady.São gostos e cada um tem a sua classificação na sua cabeça.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s