Dentro da Press Room para a 2ªsemana de Fevereiro (2014)

press room

Esta semana no Dentro da Press Room, mais uma “mudança de cultura” a caminho na NFL

Os Miami Dolphins despediram os treinadores Jim Turner (treinador de linhas) e Kevin O’Neill (preparador físico) no seguimento do relatório elaborado pela NFL na questão dos abusos pessoais entre jogadores da equipa.

Uma comissão independente organizada pela NFL considerou como “ofensiva e inaceitável” o comportamento de três jogadores da linha atacante dos Dolphins, — Richie Incognito, Mike Pouncey, e John Jerry — para com dois outros colegas de equipa e um preparador físico assistente. Estes abusos foram destinados aos jogadores Jonathan Martin e Andrew McDonald, assim como ao preparador físico que ficou por nomear, com insultos raciais e homofóbicos.

Ficou provado que Turner sabia da cultura de abuso e que O’Neill tinha conhecimento por causa das queixas que o seu assistente lhe tinha transmitido.

O dono da equipa dos Dolphins, Stephen Ross fez saber que “a linguagem e comportamento descritas no relatório são contrárias aos valores centrais da nossa organização. Depois de receber o relatório, eu conduzi um inquérito interno e determinei quais os passos correctos a ter na organização. Jim e Kevin são boas pessoas, mas exibiram uma má escolha de comportamento”

ross

O treinador principal, Joe Philbin disse que estavam a ser tomadas medidas para evitar que comportamentos iguais continuem a existir na organização.

E assim se inicia mais um capítulo de “mudança de cultura” na NFL.

Seguramente toda a gente sabe que num balneário desportivo, principalmente um que seja de futebol Americano, que o tom das conversas, críticas, comentários, seja “pesado”. Repleto de…”metáforas coloridas” e de insultos mais ou menos aceites. Mas certos limites não podem continuar a ser cruzados. É óbvio constatar de que o que aconteceu neste episódio irá ser alvo de uma atenção por parte da NFL para erradicar este tipo de comportamento.
Tal como vimos no Saintsgate (ou Bountygate), cada vez é mais difícil esconder este tipo de comportamentos aberrantes e cada vez será mais difícil escapar de uma punição severa. A NFL tenta acompanhar a mudança dos tempos, com uma preocupação cada vez mais evidente em diminuir violência desnecessária, comportamentos criminosos, ou atitudes discriminatórias ou intolerantes.

Estragará o desporto? Poderemos estar a “branquear” de tal forma o jogo e os jogadores que a Liga pode correr o risco de se tornar um desporto “tao politicamente correto” que o deixemos de reconhecer como aquilo que é na sua base? Um desporto de pessoas violentas com um objetivo violento para cumprir?

Vamos a ver.

Advertisements

8 comments on “Dentro da Press Room para a 2ªsemana de Fevereiro (2014)

  1. Duvido que este tipo de situações ocorra só nos dolphins, o mundo de um balneário é complicado , personalidades diferentes, egos, luta pelo control do balneário, salários por vezes discrepantes, tudo isto pode original essas situações que não deviam existir, mais uma vez a mão de ferro de godell entra em força, situações que no passado poderiam não suscitar intervenção agora não deixa passar em claro e também vem por em xeque todos os outros balneários das outras equipas.

    p.s. – parece que mendenhall vai-se retirar, é uma pena porque era dos jogadores que mais gostava de ver nesta liga, e ao fim de 6 temporadas…acho que tinha mais umas boas épocas pela frente.

  2. Só uma pergunta: os jogadores que amanhã serão free agents, ainda estão elegíveis para poderem ser re-contratados pelas equipas anteriores?Ou seja: Anquan Boldin dos 49ers ainda não renovou contrato. Amanhã atingirá a free agency, os 49ers ainda têm chance de o re contratar?ou apartir do momento em que é um free agent já não pode ser contactado pela equipa anterior?

    • ricardo não serei o mais expert mas posso tirar algumas dúvidas que penso saber….
      a free agency começa hoje ás 20h (de Portugal)….e os jogadores podem ser re-contratados pelas equipas onde estavam, por exemplo o boldin já renovou pelo 49 ers (2 anos 12M). a partir das 20h serão anunciados as primeiras aquisições da free agency, as equipas podem contratar os seus jogadores que vão entrar na free agency, mas penso que “off the record” os próprios jogadores já sabem se as suas equipas os querem manter e quanto estão dispostas a pagar, e assim os agentes (desde a ultima sexta-feira) andam em conversações com outras equipas a ver se estão dispostas a pagar mais pelo jogador que a equipa com ele acaba contrato está disposta e assim fazerem alguns contactos “off the record” mas ainda não oficiais…oficiais apenas hoje a partir das 20…

      mas o normal é que os jogadores que se mantém na mesma equipa cheguem a acordo antes da free agency começar….há também casos em que um jogador vai para a free agency á procura de um melhor contrato, mas ao não o encontrarem ou não ser uma diferença significativa voltam ao clube de origem já durante o período de free agency….

      espero ter ajudado alguma coisa e que não esteja muito confuso…

  3. e começou a free agency….. muitos contratos já efetuados, no que é um dia triste para os fãs dos cowboys, pela saída de um dos grandes lideres da equipa, de marcus ware… compreende-se claro o lado do negócio, mas é triste e preocupante perder um líder, e talvez o melhor jogador da defesa….

    os browns continuam a gastar na defesa, em jogadores experientes e de qualidade, karlos dabsby e donte whitner, fala-se na possibilidade revis ou jayrus bird o que será um grande acrescento ao que já é uma boa defesa, teriam agora de melhorar no ataque principalmente na posição de QB, o que poderá acontecer no draft (e têm 2 escolhas na 1º ronda), com as escolhas certas podem ser uma das surpresas para a próxima época….

    os dolphins concentram-se em melhorar a OL (depois da confusão do caso incognito….) e foram buscar o albert para proteger o o tannehil que passou a ultima época quase sempre no chão…

    muito a seguir na(o)s próxima(o)s horas/dias….

  4. parece que os broncos assaltaram o banco, e garantiram 3 grandes jogadores para a defesa (algo que falhava o ano passado) e procuram finalmente este ano vencer o SB, para já parecem bem encaminhados…. tj ward, aquib talib e de marcus ware (pode-se questionar o dinheiro que custam, a durabilidade do talib….), mas não se pode questionar a qualidade e o “improvement” no lado defensivo (o ataque se o peyton continuar a um bom nível está bem servido e a defesa está muito bem agora também! fico contente pelo de marcus em principio ir poder lutar pelo anel…

    PS: o ricardo gosta muito do peyton, e como é fã dos nossos cowboys e suponho que tenha o de marcus ware em grande consideração, não comece a ficar dividido na equipa que deve apoiar 😉 é que para os nossos cowboys não se adivinha uma época fácil e os adeptos têm de se manter unidos para evitar a depressão (se bem que temos tido alguma nos últimos anos….mas este ano pode ser ainda pior, já que os Giants devem reaparecer e os eagles estão a manter-se forte e a melhorar aos poucos… e nos redskins se o rg3 voltar em forma, tá difícil para os cowboys…)

    já agora, golden tate nos lions… surpresa ter sido o 1º WR a assinar??? no mercado estão ainda edelman, nicks, erick decker….

  5. o elway sabe que o peyton não tem muitos mais anos na nfl e a toda a força quer alcançar a vitoria no super bowl, a equipa mostra-se outra vez muito forte, veremos se não é mais um dream team como os eagles tiveram á uns anos, e que foi decepção.
    Que negocio ruinoso que os tampa bay fizeram com o revis, o jets deviam torná-lo a ir buscar (heheh).

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s