Dentro da Press Room para a 1ªsemana de Abril (2014)

press room

Esta semana no Dentro da Press Room, aumentar o número de equipas a apurar-se para os playoffs…sim ou não? Um dos assuntos “quentes” que está a animar a NFL neste defeso (e inclusive continua a ser motivo de conversações tanto nas reuniões que os donos das equipas têm tido, como inclusive declarações do sindicato dos jogadores) é, deve (ou não) a NFL expandir o número de equipas para os playoffs?

Neste momento, 12 das 32 equipas apuram-se para a segunda fase da época, ou seja, quase 38% das organizações e dos adeptos tem o privilégio de pensar em football por, pelo menos, mais uma semana. Como sabemos, os vencedores de Divisão têm os seus lugares assegurados, seguido dos dois melhores registos de vitórias e derrotas da respetiva Conferência.

Discute-se a possibilidade de passar de 12 equipas para 14 (43.8% das equipas) com o acrescentar mais uma equipa por Conferência na posição de wilcard. Isso faria que apenas o vencedor de Conferência tivesse uma bye week, e as outras 6 equipas ficassem emparelhada por registo de vitórias de derrotas. Podia ficar algo neste estilo.

exapnd braq

Quais seriam as vantagens de estender o convite para a segunda parte da época de 12 para 14 equipas?

Por um lado, certas “injustiças” poderiam ser compensadas. Para uma equipa com 11 vitórias e 5 derrotas (11-5) ou 10-6 ou até mesmo 9-7, custa um pouco a “engolir” que uma equipa com 8-8, lá porque ganhou a sua Divisão fique imediatamente apurada para os playoffs, e mais, tenha um primeiro jogo na sua casa.

Para além disso, aumenta o número de equipas a apurar-se, o que gera mais interesse por parte dos fãs, dos media, e dos mercados televisivos locais. Isso significa mais dinheiro e mais lucro para a Liga.

Resolve a questão dos 18 jogos durante a época regular. Com a pressão que temos vendo para se assegurar a proteção dos jogadores de lesões, estender a época regular continua a ser algo que o sindicato dos jogadores não vê com bons olhos. Enquanto um aumento do número de jogos nos playoffs, envolvendo muito menos equipas e jogadores, e gerando dinheiro também para os jogadores, seria algo mais “pacífico” de instalar.

Cria mais interesse competitivo, uma vez que pode haver a oportunidade de haver mais vitórias “surpresa” de uma equipa que entra nos playoffs via wild-card a ganhar em casa de vencedores Divisão.

Quais seriam as desvantagens de estender o convite para a segunda parte da época de 12 para 14 equipas?

Diluir a pool de qualidade. Podemos ter equipas a apurar-se para os playoffs com registos negativos e assim diminuir a qualidade do jogo nessa fase da época.

Diminuir a importância de ter de se ganhar a Divisão para um apuramento imediato. Se uma equipa tiver um registo de vitórias que sabe que lhe permite entrar nos playoffs sem precisar de ganhar a Divisão, as últimas semanas da época regular podem ter cada vez mais jogos sem interesse.

Compensa ainda mais as equipas que estão a jogar bem em Dezembro. Uma equipa pode estar parte da época a “marcar passo”, sabendo que precisa de menos vitórias para entrar nos playoffs.

Diminuição da semana de descanso (bye week) das duas melhores equipas da Conferência, para apenas o vencedor da mesma. Novamente, levanta-se aqui uma questão de competitividade. Uma equipa que fique em segundo lugar na Conferência, com por exemplo 14-2, teria de estar a jogar logo a seguir a acabar a época regular, o que retira incentivo para ganhar mais jogos para ter uma semana de descanso.

Estes são apenas alguns exemplos de coisas positivas e negativas de uma tal decisão. O que acham?

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s