Dentro da Press Room para a 4ª semana de Maio (2014)

press room

Esta semana no Dentro da Press Room, a questão dos traumatismos cranianos ganha cada vez maisimportância (chegando até à Casa Branca).

O Presidente Obama irá acolher na Casa Branca um encontro durante ainda este mês (dia 29) com enfoque na questão dos traumatismos cranianos em jovens jogadores. Este evento irá incluir alguns destes jovens atletas, pais e encarregados de educação, treinadores, atletas profissionais e membros do ramo militar.

Através do porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, foi apresentado o encontro, assim como a promessa de múltiplas iniciativas que vão ajudar a entender e prevenir este problema que começa a ser cada vez mais prevalente em escalões mais jovens.

“O Presidente irá anunciar novos compromissos tanto do sector público como privado para aumentar a atenção em como identificar ameaças e prevenir traumatismos, e desenvolver investigação adicional na área dos traumatismos cranianos para melhor entender o problema.” Disse Carney.

Lesões cerebrais no desporto jovem começou a ser uma área de interesse crescente em parte por causa do pouco que se conhece na área das lesões neurológicas em jovens, tanto no curto como no médio e longo prazo. Investigação recente mostra que jovens atletas podem estar em maior risco do que adultos, principalmente porque as crianças podem ainda estar em fase de maturação do cérebro e como tal mais vulneráveis.

É também de esperar que o Presidente esteja envolvido e que mostre esta iniciativa, principalmente depois de ele próprio ter dito numa entrevista que se tivesse um filho que pensaria muito sobre deixar o filho jogar football.obama

A NFL encontra-se neste momento num impasse legal, uma vez que o acordo que tinha estabelecido com jogadores e ex-jogadores de disponibilizar 765 milhões de dólares para tratamento de traumatismos, pode ser considerado como não-válido por um juiz de Filadélfia.

Este assunto começa a ser levado muito a sério, não só na NFL, mas também na NHL (hóquei em gelo) e NCAA (desporto Universitário), uma vez que começaram a aparecer cada vez mais queixas em tribunal com alegações que estas organizações sabiam do mal que os respetivos desportos faziam a nível de saúde mental e que nada foi feito. A MLB (baseball) e a NBA (basquete) já incluíram novas regras tanto para a prevenção como tratamento deste tipo de lesões.

Bem vindos ao “futuro” da NFL (e do desporto em geral).

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s