Dentro da Press Room para a 5ª semana de Junho (2014)

press room

Esta semana no Dentro da Press Room, dêem as boas vindas à Fall Experimental Football League.

Depois do colapso da XFL nos USA e da NFL-Europa aqui no nosso continente, parece que uma nova liga secundária à NFL (isso assumindo que não se pode chamar isso à NCAA) vai nascer na América: a Fall Experimental Football League (FXFL).

fxfl

De acordo com a notícia na Associated Press, a FEFL não tem afiliação com a NFL, mas espera poder ser uma plataforma para jogadores que não são escolhidos para a Liga principal continuarem a jogar e mais tarde poderem ser contratados por essas equipas.

No início a FXFL irá ter 6 equipas com 40 jogadores no plantel, seis jogos por época e não haverá jogo em pontapés: não haverá kickoffs, punts ou pontos extra, com obrigatoriedade de jogar sempre para conversão de 2 pontos.

A Liga já tem o seu comissário, Brian Woods que disse “o nosso objectivo a longo prazo é formar uma parceria com a NFL, e a FXFL ser uma plataforma para a NFL, onde jovens jogadores que não têm equipa possam mostrar os seus talentos. Igualmente podemos ajudar a treinar árbitros. A NBA tem os seus árbitros a treinar na NBA Developmental League antes de irem para a NBA”.

Neste momento já há interesse de equipas tanto em NY, como em Boston, Austin (TX), Portland, Omaha e Florida.

Neste momento os jogadores que seriam aceites na FXFL seriam jogadores com o máximo de dois anos pós a sua carreira Universitária, jogadores que não sejam escolhidos no Draft desse ano ou que sejam dispensados nos training camps.

Os jogos serão às quartas-feiras para não competirem com a NCAA (que neste momento ocupam slots televisivas tanto às quintas como às sextas à noite.

Fico curioso para ver como é que a FXFL se vai conseguir afirmar como um “produto” sem a máquina promotora da NFL por detrás. Há algum sucesso que se tem observado em outras formas de futebol Americano, como é o caso da Arena Football e até mesmo a CFL. Mas pensar na FXFL como uma “farm sistem” da NFL é realmente uma proposta ambiciosa.

O outro ponto que achei interessante é que o modelo desportivo que esta liga quer implementar, e que até o Comissário defendeu como um “laboratório de regras para a NFL” já existe…oh sim, vou aproveitar para falar da LFL e dizer que não haver pontapés no jogo já foi implementado na Legends Football League há alguns anos.

Se tiverem curiosidade basta ver a Sporttv.

LFL
Vamos a ver o que irá dar mais esta forma de jogar futebol Americano nos USA.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s