Dentro da Game Room para a semana 12(2014)

Esta semana, quando uma equipa podia estar com um registo de 6 vitórias e 5 derrotas e ter um lugar assegurado nos playoffs.

Uma das “piadas” mais recorrentes que oiço (podcast do Bill Simmons com o Cousin Sal no Grantland, ou o Eye on Football com o Will Brinson e o Ryan Wilson) é que os treinadores deviam ter um nerd na linha lateral. Ele podia estar a fazer outra coisa qualquer durante o jogo todo (porque não, estar a jogar Madden?) mas que andaria por perto do treinador principal quando se chegasse aos últimos minutos do jogo.

A piada tem a ver com o facto de, um nerd, conseguiria ter uma melhor gestão de descontos de tempo nos últimos minutos do jogo do que alguns dos treinadores da NFL, tal como Andy Reid (Kansas City), Marvin Lewis (Cincy) entre outros.

Um desses treinadores, que já não é a primeira vez que é mencionado é Mike Smith, head coach dos Falcons.

E realmente, até eu, que não sou um nerd, consigo pensar em duas instâncias onde Mike Smith, claramente prejudicou a sua equipa com descontos de tempo mal pedidos.

Estávamos a comentar o jogo de Londres entre os Falcons e os Lions, com a equipa de Atlanta a deixar desaparecer uma vantagem de 21 pontos e claramente com a dinâmica do jogo perdida. Os Lions estavam com pouco tempo no relógio e a tentar terminar a reviravolta, quando Mike Smith pede um desconto de tempo… quando os Lions se preparavam para fazer um pontapé aos postes. Tirando o facto que não há qualquer prova que tentar incomodar o kicker com um desconto de tempo tenha efeito, aquele desconto de tempo fez parar o relógio. Depois de um 3 and out pelos Falcons (com mais um erro de Smith ao chamar uma jogada em passe que terminou em passe incompleto e que novamente parou o relógio) ficou tempo suficiente para os Lions puderem ainda galgar o terreno para o field goal que lhes deu a vitória no último segundo.

Parecia que Smith não ia “sobreviver” à viagem de Barcelon… digo, de Londres para Atlanta.

falconslondon

Mas esse estilo de decisão não é normal no dono da equipa, Arthur Blank.

blanck

Estava eu a ver o jogo deste domingo em Atlanta, com os Cleveland como visitantes, quando, e depois dos Browns terem tentado “oferecer” o jogo por várias vezes aos Falcons, Ryan e companhia tinham posse de bola parto do meio campo a perder por dois pontos, e com 2:14 no relógio. Um first down colocou a equipa perto do limite para um field goal que daria aos Falcons a vantagem por 1. Nesse momento havia 57 segundos no relógio.

É normal que Smith não quisesse fazer um field goal de grande distância, pois se falhasse, isso daria uma óptima posição em campo para os Browns. Para além disso, continuando a mover a bola, gasta relógio e faz com que Cleveland tenha que usar os seus descontos de tempo.

No entanto, depois de uma segunda tentativa, Smith pediu um desconto de tempo com terceira tentativa e 2. A justificação que Smith deu é que queria falar com Ryan para decidir qual a melhor jogada. Pensar que um QB veterano como é “Matty Ice”, e que conhece o sistema atacante de Smith há 3 anos, precise de ser “levado ao colo” pelo treinador, já só por si, é mau. Mas o pior é que fez parar o relógio, salvando a Cleveland ter de usar um dos deles.

O resto já sabe, passe incompleto (como em Londres), tempo no relógio para a outra equipa (como em Londres) e field goal no último segundo (tal como Londres) .

Os Falcons, tal como no ano passado, são uma equipa de football que não mostra excelência. Foi preciso Brian Hoyer ter um jogo horrendo (tirando o último drive) para que os Falcons estivessem no jogo até aos últimos momentos.

Mas a culpa é de Mike Smith que a equipa não esteja com um registo de 6 vitórias e 5 derrotas no lugar de estar como está agora com 4-7.

Incrivelmente, os Falcons continuam no topo da Divisão, por esta estar a ser historicamente medíocre. Mas mesmo que a equipa de Atlanta chegue aos playoffs, o que vai ser complicado com jogos a acontecer contra os Cardinals, Packers, e Steelers (com uma eliminação mais que certa às mãos de uma equipa de wild-card), Smith pode não ter muito mais tempo à frente da equipa

smith

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s