Dentro da Game Room para a semana Super Bowl (2014)

Esta semana, quando o Dentro do Game Room…o jogo pode estar decidido antes de começar?

Um dos momentos mais emblemáticos do Super Bowl é quando temos a moeda ao ar para ver quem decide o primeiro “acto” do grande jogo.

Para além de haver a tradição de essa ser a “primeira” grande aposta que há em Las Vegas (agora até há apostas sobre que tipo de roupa os treinadores podem levar para o jogo, imaginem), há também a questão tática, que ainda por cima com estas duas equipas parece assumir ainda uma maior importância.

flip2

Vejamos. Nestes playoffs, os Patriots (Pats) ganharam por duas vezes a moeda ao ar e deferiram para os adversários a posse de bola e os Seattle ganharam por uma vez e fizeram o mesmo.

Quando se junta a época regular, os Seahawks ganharam a moeda ao ar 6 vezes, deferiram as 6 e tiveram 6 vitórias nesses jogos. Já os Pats ganharam 14 vezes, deferiram as 14 e tiveram um registo de 12 vitórias e 2 derrotas (12-2). Quando Seattle perdeu a moeda ao ar teve um registo de 8-4 e New England de 2-2.
Porque parece ser tão importante assim ganhar a moeda ao ar.

Pode haver uma ligeira vantagem ao se começar a segunda parte com posse de bola. Por essa altura já se definiu parte do jogo, sabe-se o resultado e quais os riscos a tomar. Igualmente, ter o primeiro drive da segunda parte pode significar marcar por duas vezes consecutivas, no final da primeira parte e depois no início da segunda, o que pode ser muito desmoralizante para os rivais.

Depois também há o facto de o intervalo do Super Bowl ser maior do que o costume, o que pode tirar um pouco do ímpeto defensivo (verdade que isso também pode acontecer para o ataque, tirando ritmo). E há aquilo que costumamos referir como os ajustamentos, neste caso, todo o trabalho feito pelos treinadores durante o intervalo que ajudam os jogadores, principalmente os do ataque a conhecer melhor as formações defensivas que aconteceram na primeira parte e explorar as fraquezas e deficiências.

Portanto, o jogo pode ficar decidido…ainda antes de começar…

cflip1

… mas esperemos bem que não. E que seja a moeda ao ar no prolongamento que decida mais do que a do início do jogo.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s