NFL abdica do estatuto de não ter de pagar impostos (a seguir, o mundo vai acabar)

Roger Goodell fez notícias ao enviar uma carta para as equipas a dizer que irá voluntariamente “eliminar a distracção” de uma organização que tem 10 biliões de lucro anuais estar isente de pagar impostos para o IRS.

Num memorando para as 32 equipas, o Comissário escreveu que “a mudança no modo de taxação da organização não irá afectar a direção da Liga ou o seu Managment Council”. Ou seja, impostos, impostos, o ordenado do Comissário à parte.

Ainda não se sabe o que significa para a NFL a nível de dinheiro que tenha que ser entregue ao departamento de tesouro do governo Americano, uma vez que, retirando voluntariamente essa benesse que a Liga tinha, o IRS terá de desenvolver um taxação específica para a organização.

O mesmo aconteceu, por exemplo, com a MLB (Baseball). A NBA não tem esse estatuto e por sua vez a NHL passa a ser a única Liga (das quatro grandes) que vai manter o estatuto de “tax exempt”.

Mas, independente de quanto possam começar a pagar, toda a gente sabe que será uma “gota no oceano”. A NFL está “verdadeiramente” protegida financeiramente por causa de uma lei passada pelo Congresso Americano em 1961 que permite à NFL (e as equipas) negociarem contratos com televisões e rádio sem receio de haver queixas por monopólio (que por exemplo levou à totalmente idiota regra que os jogos tem de ser locais ou que não passam na tv se o estádio não está esgotado).

Mas ao menos vai deixar de ser tão ofensivo (e obsceno) que era haver uma Organização que faz uma larga porção dos seus lucros “nas costas” dos contribuintes, sem devolver nada à comunidade.

atl

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s