Another one bites the dust??? (e faltam 11 semanas)

Depois de em Março termos visto Chris Borland a deixar a carreira de jogador profissional, por uma questão de segurança e de evitar algum problema de saúde grave por jogar futebol Americano, agora é a vez de termos outro 49er que resolve interromper a carreira.

Neste caso, Anthony Davis, com 25 anos de idade e a jogar na posição de linebacker fez saber que não vai jogar no próximo ano de forma poder recuperar fisicamente.

davis“Depois de alguns anos de reflexão, decidi que o melhor para mim será tirar um ano de jogar na NFL. Isso poderá me dar oportunidade para o meu corpo e mente de recuperar.”

Davis engrossa assim a lista de jogadores que estão a afastar-se do jogo (mesmo que temporariamente) com receios relativos a questão de saúde.

E não é por acaso. Cada vez há mais investigação a mostrar que jogadores de futebol Americano estão risco de desenvolver complicações sérias. Um estudo recente mostra que os ex-jogadores da NFL têm quatro vezes mais risco de desenvolver Alzheimers e Esclerose Amiotrófica Lateral, assim como desenvolver depressão mais facilmente devido a trauma cerebral.

Este é. E fazendo eco do que diz o nosso amigo Gregg Easterbrook, um “perigo real” para o desporto que gostamos. Cada vez mais este tipo de decisão por parte dos jogadores causa uma cultura que se estende aos jogadores mais jovens e aos seus guardiões. Podem imaginar cada vez mais pais a verem estas notícias da NFL  e a pensar se é uma boa ideia ter um filho a ficar também ele vulnerável a tantos problemas de saúde.

Haverá sempre quem queira (e/ou precise) de jogar. Mas a NFL vai continuar a ter de mudar o seu modelo desportivo.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s