Mais uma “barreira” superada (e faltam 5 semanas)

Depois do convite pelos San Antonio Spurs para a ex jogadora da WNBA, Becky Hammon, ser treinadora assistente a tempo inteiro, foi quebrada uma “barreira” importante. Temos assim a primeira mulher a ter uma posição de treinadora numa equipa da NBA, e mais ainda, a primeira nos quatro “grandes” desportos Americanos.

Essa decisão foi muito bem recebida, não só pela imprensa desportiva, mas extravasando para a sociedade em geral, onde, por exemplo, o Presidente Obama felicitou Becky pela posição alcançada.

A confirmar a boa escolha, Becky levou os Spurs a ganharem a Summer League em Las Vegas.

becky

Esta semana as boas notícias continuam, neste caso para a NFL, onde os Arizona Cardinals, fazem também história ao contratar Jen Welter para treinadora assistente para a posição de inside linebackers.

jen1Welter tem 37 anos e tem já um longo percurso, onde se inclui ter sido a primeira treinadora de uma liga profissional masculina, nomeadamente os Texas Revolution no Champions Indoor Football league, onde assimiu a posição de treinadora de linebackers e equipas especiais.

Walter jogou durante 14 anos como linebacker, principalmente com a equipa das Dallas Diamonds na Women’s Football Alliance. E em Fevereiro de 2014, tornou-se a primeira jogadora a jogar uma posição de campo numa liga profissional masculina, neste caso como running back e equipa especial.

De acrescentar que, para além desse passado desportivo, Jen tem um mestrado e um doutoramento em psicologia do desporto (e bem vai precisar, digo eu!).

Bruce Arians respondeu a uma questão sobre a contratação com a frase “no momento em que consigam provar que fazem um jogador melhorar, são contratadas”.

jen2É verdade que o convite é só para training camp e preseason, mas vamos esperar que resulte numa posição mais duradoura.

Não é por acaso que ambas trail blazers são convidadas por treinadores que têm um pedigree muito especial, sendo muito respeitados e com méritos já instalados. Mas é um primeiro passo, que pode abrir a porta a outros convites por parte de outros treinadores principais.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s