Depois da “casa roubada” (e faltam 4 semanas)

Numa entrevista para o Washington Post, o Presidente do Sindicato de Jogadores da NFL (NFLPA), Eric Winston disse que “é difícil imaginar” um novo acordo entre os donos das equipas e os jogadores (o famoso CBA) sem retirar algum do poder que o Comissário da Liga tem neste momento.

winston

“É difícil imaginar um novo acordo se não houver essa alteração. Será difícil falar com os jogadores e dizer-lhes que as atuais regras não vão ser mudadas.”

Winston disse também que “nós não somos contra punições quando elas são merecidas, não somos contra serem estabelecidos limites, mas o Comissário tem de ser um árbitro neutral. Manter as coisas como elas estão agora não vai cair bem com os jogadores. Essa oportunidade já se perdeu. Não se pode voltar atrás e alterar o que aconteceu.”
[nota minha: a minha tradução está um pouco desviada das palavras originais, mas isto é porque as declarações de Eric são confusas e trapalhonas, mesmo em Inglês]

No caso da suspensão de Tom Brady, a NFLPA pediu a Goodell para não fazer parte do processo de avaliação (e punição). Goodell ignorou esses pedidos e manteve a punição original (que tinha sido ele a decretar).

Quanto ao Comissário, já fez saber que, “tudo é negociável. Vamos nos assegurar que olhamos para todos os aspetos em como reunimos informações para tomar decisões, como as tomamos e como é o processo de recorrer da decisão.”

rogerA posição do Comissário e da NFL tem estado sob ataque cerrado, tanto por parte de jogadores como da imprensa (especializada e não) com decisões…vamos dizer, discutíveis, em atribuições de suspensões, reduções de suspensões, jogadores colocados em listas de não disponíveis para jogar (prerrogativa do Comissário).

Os casos Rice, Hardy, Petterson, Irsay, Brady (entre outros) tem mostrado bem o quanto a NFL precisa de “arrumar a casa”, não tanto a nível de punir comportamentos execráveis ou irresponsáveis por parte de jogadores, treinadores ou donos de equipa, mas neste caso de haver uma coerência e “regras de jogo” que sejam percebidas por todos e que possam ser aplicadas independentemente de qual o Comissário que esteja em funções.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s