Jogo da semana 1 para a época 2015/2016…infelizmente sem ser numa TV Portuguesa

Ainda incrédulo com o que aconteceu durante esta semana, ficam aqui duas notas rápidas, para fechar, nem que seja emocionalmente, esta questão da Sporttv, aparentemente, não renar as transmissões da NFL.

nonflIncomoda não sabermos as razões para se ter toma da opção que se tomou.

Foi por uma questão financeira? Parace ser a explicaçáo mais óbvia.

Eu não tenho qualquer maneira de saber se foi isto que aconteceu, mas é possível que, com o sucesso que a NFL está a ter, a Liga tenha exigido mais dinheiro à empresa que detém os direitos de transmissão para a Europa, e estes, por sua vez, tenham também aumentado os preços para os diferentes canais que são clientes.

E não me admiro nada que a Sporttv estivesse em sentido contrário, ou seja, a pedir para que a verba necessária para comprar as transmissões descesse. E se foi este o cenário, é fácil entender o que aconteceu a seguir, a NFL nada em dinheiro, a empresa que detém os direitos da transmissão tem clientes que chegue por essa Europa fora para reaver o dinheiro que pagam pelos jogos, e Portugal, neste caso, e mais uma vez, os pequeninos, é que “ficaram a ver navios”.

A empresa que detém os direitos deve ter pensado que preferia perder o dinheiro do canal Português do que estar a abrir um precedente e começar a fazer descontos.

Assim perdeu toda a gente. A empresa que detém os direitos perdeu um pouco mais de dinheiro, a Sporttv perde um pouco mais de audiências, e os fãs da NFL perdem a única oportunidade de ver o jogo na televisão.

Faz-me lembrar o princípio dos anos noventa, onde para ver a NFL tínhamos que esperar pelo Super Bowl na SIC, ou então ter uma parabólica para apanhar a DSF. Ou seja, e como disse o Pedro Viana, numa comunicação pessoal, “estamos a regredir no lugar de avançar.”

Mas há uma pequena coisa que me incomodou nesta história. Enquanto a Sporttv respondia aos e-mails dos assinantes a dizer que ainda estavam em negociações, isto acontecia ao mesmo tempo.

spttvnonfl

Alguém já tinha dito ao departamento informático para tirar o logo da NFL do fundo da home page da Sporttv. O que parece querer dizer que a decisão já tinha sido tomada antes do “reinício” das negociações.

Ou então, infelizmente, parece-me que se tornaram proféticas as palavras do nosso visitante Jorge Almeida.

jorge almeida
E isso leva-me ao segundo ponto.

Apesar de ser um dedicado colaborador da Sporttv e “vestir a camisola” da empresa, esta foi uma terrível decisão. Não sei quem a tomou, nem me compete, mas mostra uma falta de entendimento de como funcionam os mercados televisivos.

Não se deixa cair um desporto que está em ascensão, tanto a nível mundial como nacional. Cada vez tínhamos mais audiências (ou pelo menos como se refletia no número de visitas do sítio, redes sociais e e-mails para a Sporttv), já para não falar que existe toda uma geração e jovens consumidores que estão a gostar cada vez mais do jogo, seja por o verem na TV, na Internet, em jogos de computador, etc. Esses serão os futuros clientes.

Se a Sporttv (ou qualquer outro canal) achar que sobrevive a longo prazo só com futebol de 11 e de salão, vão ter uma surpresa desagradável. Mas como é costume nestas situações, “valores mais altos se levantaram”.

E é uma pena.

Mas continuamos juntos, a apreciar a NFL em Português de Portugal : )

Advertisements

9 comments on “Jogo da semana 1 para a época 2015/2016…infelizmente sem ser numa TV Portuguesa

      • ok isso era ouro sobre azul, com a largura de banda que todos nos hoje em dia já possuímos de certeza que podemos com a vossa dedicação e a minha que coloco a vossa disposição, e sem levantar grandes problemas e recordo que a benfica tv já fazia algo do género (comentários sobre imagens video da sporttv) seria melhorar tudo isto recorrendo a nossa tecnologia caseira mas já com grande dose de profissionalismo.
        vou investigar sem qualquer compromisso.

  1. O melhor desporto americano, com os melhores comentadores de desporto portugueses e a sporttv retira os jogos da grelha. O mundo está mesmo ao contrário!!!

  2. é uma pena muito grande. Ontem estava à procura no site da sporttv e não encontrei nada sobre NFL, nem na programação.
    Tentei alguns streams via kodi e não encontrei nada. terei de procurar melhor.

  3. Não sei se importa à Sport TV, mas com a minha assinatura não vão contar.
    É verdade que sou um fanático de futebol de 11, sim é. Mas desse futebol eu vou a qualquer café ou ao estádio e vejo. Agora NFL, às 23h ou ainda mais tarde, só mesmo em casa através da Sport TV… Se já não transmitem para que assinar aquilo??

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s