Dentro da Press Room Week8-2017 – Uma “bênção em disfarce”?

Um Juiz de um Tribunal Distrital na Califórnia permitiu que avançasse um caso de “class-action contra Pop Warner Little Scholars Inc. depois de julgar o mérito da queixa que esta liga para jovens “aumenta o risco dos participantes” ao não acautelar os protocolos e diretivas de segurança.

“Pop Warner Little Scholars argumentou que a queixa não tem mérito porque trauma craniano é inerente à prática de tackle football”, pode-se ler no acórdão, mas os que os queixosos alegam é que “existe uma atitude fraudulenta ao ser anunciado pela Liga que o equipamento que é utilizado providencia a melhor proteção e que as regras e procedimentos estão desenhados para proteger as crianças de lesões, isto de forma a aumentar o número de praticantes.

pop

A diminuição, se não erradicação completa (como defende Gregg Easterbrook no Weekly Standard) de Pop Warner Football, ou até mesmo de 11 para 11 full contact youth football, tem sido uma realidade, e um possível efeito pode ser medido através da diminuição do número de jovens a praticar, principalmente por causa do medo de traumatismos cranianos.

Este caso tem procedência desde o ano passado, onde uma queixa foi apresentada por dois pais, ao descobrir que os filhos sofriam de encefalopatia traumática crónica (ETC), diagnosticada em postmortem.

Dois pensamentos advêm desta notícia, isto (e outros casos de tribunal, ou o facto de se estar a avançar para desenvolver a tecnologia de diagnosticar ETC em pessoas vivas) pode significar o fim da NFL, ou, ser a manutenção do futebol Americano pode décadas que se avizinham.

Menos prática como jovem, melhor (mais segura) prática como aluno universitário, mais segurança no jogo, melhores regras para evitar choques com capacetes, alterações de técnicas de placagem.

Ou é isto, ou então a NFL será um veículo para pessoas suicidas, ou desesperadas, para ganharem dinheiro e esperar que nada de muito nefasto lhes aconteça.

Advertisements

One comment on “Dentro da Press Room Week8-2017 – Uma “bênção em disfarce”?

  1. e o que se pode dizer quanto ao boxe, ou pior ainda, ao UFC??
    Sim, é um risco para a saúde e é um desporto violento, mas os que praticam esses desportos devem sabem dos riscos.
    E o que se fez ao tabaco? É grave para a saúde, mas ainda milhões continuam a gastar $$$ e a fumar, mesmo vendo os riscos visíveis no maço de tabaco…

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s